segunda-feira, 24 de abril de 2017

Trabalhadores e o mês de abril

Chegamos à última semana do mês de abril, um mês que foi marcado no âmbito do meio técnico e jurídico como sendo o Abril Verde. A explicação detalhada está na seguinte publicação (clique aqui), mostrando o significado do dia 28 de abril.

Volto ao tema da homenagem às vítimas de acidentes de trabalho, por dois motivos.


O primeiro motivo é que o dia 28 de abril foi escolhido este ano para a convocação de um greve geral de trabalhadores. Há muitos anos que as diferentes centrais sindicais não conseguiam uma pauta unificada para a convocação de uma greve geral. Dessa vez, com o avanço das propostas do governo federal, por uma reforma previdenciária e trabalhista direcionada à perda de direitos, o movimento sindical se fortaleceu para combater essas propostas. Assim, a data de 28 de abril deste ano vai ganhar mais força e um novo viés. A homenagem às vítimas dos acidentes de trabalho tem esse dia como referência no mundo inteiro, mas nesse ano, aqui no Brasil, o foco das atenções será a greve geral.



Centrais sindicais se uniram na convocação da Greve Geral

O segundo motivo é a Exposição fotográfica Trabalhadores, patrocinada pelo Ministério Público do Trabalho, que ocorre simultaneamente em várias cidades brasileiras. Na maioria delas, ela se encerra nesta semana, por isso recomendo que você verifique onde ela ocorre em sua cidade e visite.

A exposição conta com 25 imagens que mostram as condições de trabalho em setores com grande incidência de irregularidades em relação à saúde e à segurança. São fotos sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a indústria do gesso e a realidade dos vaqueiros nordestinos.

As obras são de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo. Elas fazem parte dos livros Trabalho e O Verso dos Trabalhadores, publicados pelo MPT em 2015. Aliás, este livro já foi objeto de uma publicação neste nosso blog (veja clicando aqui).

Na cidade do Rio de Janeiro, a exposição está sendo realizada no Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho entre os dias 11 e 28 de abril, na Avenida Presidente Antonio Carlos, 251, Centro, e no Passadiço Cultural (corredor cultural construído para interligar os fóruns trabalhistas da Rua do Lavradio e da Avenida Gomes Freire, na Lapa) durante o mês de maio.

Na cidade de São Paulo, a exposição ocorre no mesmo período, na sede do Ministério Público do Trabalho, na rua Cubatão, 322, no bairro Paraíso.


Esta foto é uma das que integram a exposição "Trabalhadores"

Se você gostou do nosso blog, compartilhe a informação com seus amigos e em suas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: