quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Eu sou + 1 por um trânsito + seguro


Eu sou + 1 por um trânsito + seguro

Este é o tema deste ano para a Semana Nacional de Trânsito. O tema é a evolução das ações de campanha de educação de trânsito, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar as pessoas de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança e prevenção de acidentes.

Todos os dias, cerca de cem pessoas perdem a vida nas rodovias do país. Este dado, extraído dos registros do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), revela uma realidade violenta, que deve ser conhecida e modificada.

Em 2015, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil apresentou uma taxa de 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização nas estradas em todo o país, em 2015 foram registrados 122.186 acidentes, com 90.278 feridos e 6.870 mortes. De janeiro a junho de 2016, foram registrados 3.166 óbitos.


Estima-se que, a cada ano, em todo o mundo, mais de um milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito e até 50 milhões sobrevivem com lesões e sequelas, resultando em custos pessoais, sociais e econômicos.



São muitos números e estatísticas, mas a verdade é que a maioria de nós pensa que certas coisas só acontecem com os outros, até que chega a nossa vez...


Aproveite para divulgar informações sobre segurança no trânsito para seus amigos e sua família. Incentive a direção defensiva, a condução responsável e o comportamento seguro dos pedestres.

Na estrada ou na cidade, seja você a mudança no trânsito. E, se você dirige, eu imploro: não seja um Pateta no Trânsito! Não entendeu? Veja o filme abaixo.



Se você gostou, compartilhe o nosso blog, usando um dos botões abaixo (Facebook, Twitter, Google+ etc), e ajude a divulgar este trabalho.

Referências e outras fontes de consulta:
Blog Transporte Ativo - http://blog.ta.org.br/
Observatório Nacional de Segurança Viária - http://www.onsv.org.br/
Segurança no Trânsito - http://www.segtransito.com.br/
Organização Pan-Americana de Saúde - http://www.paho.org/bra/