domingo, 5 de junho de 2016

Meio Ambiente e o seu dia

Mais um dia comemorativo, 5 de junho. Dia do Meio Ambiente! Para que servem esses dias? Para nos fazer pensar...e agir.

No ano passado, nesta mesma data, eu destaquei aqui no blog a Carta do Papa Francisco, que chegou a ser chamada de Encíclica Verde. Aliás, ela é um documento que você não deve deixar de conhecer. Veja aqui o link para aquela postagem.

Você pode usar o dia, a semana ou este período, para adotar alguma mudança na sua rotina que gere um impacto positivo para o meio ambiente. Ou escrever um texto, enviar uma mensagem, uma foto, ler uma reportagem, um livro ou um artigo. Aproveite a oportunidade que lhe é dada de pensar a respeito. É para isso que serve a data. Compartilhe esta informação no Facebook, Google+, Twitter ou por e-mail, há um botão para isso ao final desta postagem.

Há alguns temas escolhidos por instituições ao redor do mundo de modo a dar um direcionamento específico a cada ano. No ano passado o tema estava relacionado ao consumo consciente. A Organização das Nações Unidas (ONU) mantém um programa permanente, voltado ao assunto, que é o PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. É ele que coordena as ações do Dia Mundial do Meio Ambiente e neste ano o tema escolhido foi: "Solte a Fera pela Vida".

"O tema traz à tona o tráfico de animais silvestres e a necessidade de combater esse comércio ilegal que destrói a biodiversidade, ameaça os ecossistemas, gera custos para a economia e coloca em risco a vida de seres humanos.
Crimes ambientais como o comércio ilegal de animais silvestres, a destruição ilegal de florestas por empresas, a exploração e comércio ilegal de ouro e outros minerais, a pesca ilegal, o tráfico de resíduos perigosos e a fraude de créditos de carbono, estão crescendo duas a três vezes mais rapidamente que o PIB global.
O crime ambiental supera o comércio ilegal de armas de pequeno porte, que é avaliado em cerca de 3 bilhões de dólares. É, ainda, o quarto maior empreendimento criminoso depois de tráfico de drogas, da falsificação e do tráfico de seres humanos." (Publicação oficial das Nações Unidas no Brasil - ONU BR)


Celebrado em todo o mundo, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem um país sede a cada ano e desta vez é Angola. Confira neste vídeo da ONU, o que está programado naquele país.


 
A escolha desta data ocorreu em junho de 1972, ou seja, há mais de 40 anos. Naquela ocasião foi publicado um Manifesto Ambiental, também conhecido como Declaração de Estocolmo, pois foi naquela cidade que se realizou a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Essa conferência foi um marco e o manifesto serviu de base para inúmeros documentos editados desde aquela época. Reproduzo, a seguir, um trecho desta Declaração de Estocolmo:

“Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas…”

No ano 2000, após inúmeras contribuições de pessoas e organizações de todo o mundo, foi publicada a Carta da Terra. Um documento síntese das preocupações, das necessidades e das ações a serem adotadas para garantir a nossa existência na Terra com mais equilíbrio, justiça e paz. Transcrevo a seguir o primeiro parágrafo da Carta da Terra:

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum.
Pois bem, comemore o meio ambiente neste dia, nesta semana, durante este mês e ao longo da vida, com ações que perdurem e que o façam acreditar que você está fazendo a sua parte.

Se gostou deste texto, compartilhe em suas redes, há um botão ao final desta postagem com esse objetivo.

Para saber mais sobre esse assunto:
https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/
https://nacoesunidas.org/agencias-da-onu-no-brasil-celebram-dia-mundial-do-meio-ambiente/
http://www.wed2016.com/pt
http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Meio-Ambiente/declaracao-de-estocolmo-sobre-o-ambiente-humano.html
http://www.cartadaterrabrasil.com.br/prt/index.html
http://enderecodaprevencao.blogspot.com.br/2015/05/sete-bilhoes-de-sonhos.html
http://enderecodaprevencao.blogspot.com.br/2015/06/louvado-seja-laudato-si.html