sexta-feira, 17 de junho de 2016

Armando Campos, adeus colega!

Fonte: Revista Proteção
No final da tarde, recebi a notícia: morreu o engenheiro Armando Campos. Fiquei tão surpreso e triste que a reação foi de incredulidade. Mesmo vendo a notícia no portal da Revista Proteção, me perguntei: será que é verdade? Liguei imediatamente para o LATEC da UFF (Universidade Federal Fluminense), onde o conheci, e me confirmaram, com a mesma tristeza, essa notícia.

O engenheiro Armando Campos tinha um currículo invejável na área de segurança do trabalho. Mestre em Sistemas de Gestão; Aluno do Curso de Doutorado da Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense; Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Segurança do Trabalho; com especialização em Seguridad Integral na Fundación Mapfre da Espanha. Docente de Cursos de Engenharia de Segurança em várias instituições; Mentor do curso à distância “Introdução a Sistemas Integrados de Gestão” do SENAC/SP (2003); Sócio Diretor da ADMC Serviços de Consultoria; Articulista da Revista Proteção com a coluna sobre “CIPA”. Em 2010 recebeu a Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho pela ANIMASEG. Representante da Força Sindical no GTT, na elaboração do texto da Norma Regulamentadora 33 sobre “Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados”. Autor do livro "CIPA uma nova Abordagem" (23ª. Edição – 2015); e co-autor do livro “Prevenção e Controle de Risco” (7ª. Edição – 2015) pela Editora SENAC/SP.

Eu o conheci muito pouco, mas o suficiente para constatar seu talento e competência, além de bom humor, seu espírito alegre e entusiasmado. E a conversa mais longa e descontraída foi a que tivemos uma noite, voltando juntos no mesmo ônibus, de Niterói para o Rio. Além disso, sempre lia seus artigos e estava em meus planos participar de um de seus cursos sobre o E-Social. Ele foi nosso convidado em um evento para membros de CIPA que organizamos há cerca de dois anos. A partir de então, mantive contato com ele por e-mail e recentemente ele me convidou para ministrar um curso na Caravana da Revista Proteção, além de me pedir a indicação profissional para outro curso. Enfim, contatos cordiais entre colegas que atuam na mesma área e com o mesmo objetivo.

Fonte: ADMC Consultoria
Com certeza, inúmeros colegas de profissão, leitores e alunos, estarão sabendo da morte desse combatente e se sentirão tristes.

De acordo com a notícia publicada pela Revista Proteção, "Armando Campos tinha 58 anos, estava internado desde segunda-feira à noite (13/06) e foi diagnosticado  com um quadro grave de encefalopatia hepática, o que motivou seu falecimento. Ele era natural de Belém do Pará, onde será velado e sepultado na presença de seus familiares."

Para me inspirar e escrever este texto, entrei no portal da empresa ADMC e encontrei uma de suas últimas publicações: a edição de maio de um informativo que ele chamava "Mando Notícias". No informativo, ele não tratava apenas de segurança do trabalho e lá eu encontrei este texto que ele escreveu e eu reproduzo a seguir:

"Esse 2016 está judiando da gente, em janeiro partiu para o Plano Espiritual o camaleão David Bowie, em abril se foi Prince Rogers Nelson, conhecido como Prince, e agora em maio se foi o professor Cauby Peixoto, um dos maiores cantores de todos os tempos do Brasil, com sua voz inconfundível. Vou lá fora cantar “Conceição”."

Por ironia do destino, estou aqui completando este texto dele: este ano judiou dos prevencionistas, em junho partiu do nosso convívio o engenheiro Armando Campos.

Veja mais informações:

2 comentários:

  1. Muito triste ao saber do falecimento do professor Armando! Eterno mestre, ao qual seguia sempre que podia. Uma grande perda para a área de Prevenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Luiz, todos nós ficamos muito tristes com essa partida tão prematura.

      Excluir

Escreva aqui o seu comentário: