terça-feira, 29 de março de 2016

Secretaria Municipal de Educação do Rio recebe homenagem de prevencionistas

A participação da rede municipal carioca no Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas foi reconhecida por profissionais e instituições que atuam pela prevenção de acidentes e promoção da saúde.

Em um evento realizado em fevereiro deste ano, no gabinete da Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, professora Helena Bomeny, estiveram presentes o técnico de segurança do trabalho Orlandino dos Santos, o auditor fiscal do trabalho Luiz Carlos Lumbreras Rocha, a presidente da Fundacentro, professora Maria Amélia Reis, além de vários representantes de empresas, instituições e movimentos sociais que atuam na área.

O objetivo do encontro foi reconhecer a atuação da secretaria na promoção de atividades voltadas à celebração do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Na mesma oportunidade, também foi apresentada à professora Helena Bomeny, a ideia da CIPA Escolar, que deverá se transformar, em breve, em um projeto a ser analisado pelo corpo técnico daquela secretaria.

Helena Bomeny (centro) recebe a homenagem das mãos de Orlandino dos Santos e Maria Amélia Reis


O reconhecimento se materializou em uma placa comemorativa, entregue à professora Helena Bomeny.

O evento, do qual eu tive a honra de participar, demonstrou, uma vez mais, os esforços que vem sendo feitos pelo técnico de segurança Orlandino dos Santos, para que a data, que ele ajudou a incluir no calendário nacional, não fique apenas no papel, mas que seja dinâmica, integrando a realidade das escolas, fomentando a cultura da segurança. Outro destaque foi a participação da Fundacentro, por meio de sua presidente. A professora Maria Amélia Reis, com grande experiência na área de educação, destacou que a incorporação do tema no currículo das escolas é uma das metas do Plano Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho e que iniciativas de apoio como a demonstrada pelo município do Rio são fundamentais para que os objetivos sejam alcançados no longo prazo, ou seja, reduzir acidentes e doenças do trabalho. A Fundacentro coordena o projeto SST na educação da escola básica.


A professora Helena Bomeny recebendo os convidados em sua sala

Orlandino explicou que a ideia de criação de CIPAs nas escolas tem por objetivo estimular as crianças e os pais a pensar e atuar na segurança e na prevenção de acidentes. Isso passa pela segurança no trânsito, prevenção de acidentes domésticos, proteção contra incêndios, cuidados com alimentos, higiene, enfim, por temas que são uma realidade para elas e seus pais, na escola, em casa, no trabalho e na rua.

Relembrando
A Lei 12.645/2012, instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, a partir de um trabalho iniciado pelo técnico de segurança Orlandino dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: