terça-feira, 22 de março de 2016

Água e Emprego: Este é o tema do Dia Mundial da Água em 2016

Neste dia 22 de março, foi divulgado, em todo o mundo, o Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. Este ano, o tema sugere uma relação que nem sempre é percebida, ou seja, a oferta de água e o desenvolvimento da economia mundial, traduzido pela expressão "Água e Emprego" (Water and Jobs). Para explicar essa relação, reproduzo aqui os dois parágrafos iniciais do resumo executivo do relatório da ONU:

"A água é um componente essencial das economias nacionais e locais, e é necessária para criar e manter empregos em todos os setores da economia. Metade da força de trabalho mundial está empregada em oito setores dependentes de recursos hídricos e naturais: agricultura, silvicultura, pesca, energia, manufatura com uso intensivo de recursos, reciclagem, construção e transporte.

A gestão sustentável dos recursos hídricos, a infraestrutura hídrica, e o acesso ao abastecimento seguro, confiável e regular de água, bem como serviços adequados de saneamento, melhoram os padrões de vida, expandem as economias locais e levam à criação de empregos mais dignos e à maior inclusão social. A gestão sustentável dos recursos hídricos também é uma força motriz essencial para o crescimento verde e o desenvolvimento sustentável." (UN World Water Development Report 2016)


No Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Nacional de Águas (ANA) lançaram a versão em português do relatório do Conselho de Assessoramento ao Secretário-Geral da ONU para Assuntos de Água e Saneamento. A publicação contém orientações para a implementação da Agenda 2030, em especial no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável direta ou indiretamente relacionados à água e ao saneamento. O relatório serve como um instrumento de planejamento para a gestão de recursos hídricos e saneamento no Brasil nos próximos anos.



Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: