domingo, 22 de março de 2015

Água e Desenvolvimento Sustentável

Água e Desenvolvimento Sustentável: esse é o tema do Dia Mundial da Água em 2015.

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Até 2030, o planeta enfrentará um déficit de água de 40%, a menos que seja melhorada dramaticamente a gestão desse recurso precioso. Essa é a principal conclusão do Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Água 2015: “Água para um mundo sustentável”, lançado na última sexta-feira (20) em Nova Déli (Índia), em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março).

O Relatório é publicado pelo Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos (World Water Assessment Programme, em inglês), liderado pela UNESCO por meio da ONU-Água, órgão das Nações Unidas para assuntos relacionados à água e questões de saneamento. Um sumário executivo do relatório, em português, você encontra clicando aqui.


Entre as questões mais urgentes sobre o assunto estão o acesso à água potável e ao saneamento. Apesar dos progressos realizados no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, cerca de 750 milhões de pessoas - mais de uma em cada dez da população mundial - continuam sem acesso a um abastecimento de água adequado. As estatísticas sobre saneamento são ainda menos animadoras. Cerca de 2,5 bilhões de pessoas ainda vivem sem saneamento.

O Secretário Geral da ONU, em sua mensagem sobre o Dia Mundial da Água, declarou: "Para enfrentar os muitos desafios relacionados com a água, temos de trabalhar em um espírito de cooperação urgente, aberto a novas idéias e inovação, e preparados para compartilhar as soluções que todos nós precisamos para um futuro sustentável. Se fizermos isso, podemos acabar com a pobreza, promover a prosperidade global e bem-estar, proteger o meio ambiente e resistir à ameaça da mudança climática."

No Brasil, a Agência Nacional de Águas (ANA) é o órgão que atua diretamente no desenvolvimento e divulgação de informações relacionadas à gestão dos recursos hídricos. No cenário de crise hídrica, o assunto torna-se ainda mais importante e requer estudos e acompanhamento. Recentemente, a ANA lançou o Atlas de Abastecimento Urbano de Água e um portal denominado Conjuntura dos Recursos Hídricos do Brasil, este último contendo um relatório detalhado sobre a crise hídrica brasileira.

Embora estejamos diante de um problema de abrangência global, cada um de nós pode e deve fazer a sua parte para um consumo consciente e racional da água. Aliás, nesse sentido, a campanha da CEDAE,  companhia de abastecimento de água do Rio de Janeiro, usa o slogan "toda gota conta", estimulando a população a consumir a água pensando na sustentabilidade. Confira no vídeo a seguir.



Algumas fontes de informação:
Agência Nacional de Águas (ANA): www.ana.gov.br
Organização das Nações Unidas: nacoesunidas.org
ONU-Água: www.unwater.org
CEDAE: www.cedae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: