terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Tragédias do carnaval

Entre as várias tragédias do carnaval brasileiro, em 2013, envolvendo acidentes fatais, vou mencionar duas delas, relacionadas com a eletricidade.

Carro alegórico encosta na rede elétrica: incêndio e mortes.
1) É provável que você tenha acompanhado o noticiário sobre o carro alegórico de uma escola de samba de Santos (SP) que tocou na rede aérea de alta tensão, provocando a morte de 4 pessoas, deixando outras 6 feridas, provocando incêndio, interrompendo o fornecimento de energia elétrica das áreas próximas e cancelando todo o restante da programação carnavalesca das escolas. Umas das vítimas declarou ao portal G1: "Quando eu levei o choque, tomei um tranco e fiquei grudado. Pensei que ia morrer. Tentei tirar a mão, mas grudou de novo". O relato dramático é de uma das vítimas do trágico acidente com um carro alegórico da escola de samba Sangue Jovem, em Santos, no litoral de São Paulo."
Vou deixar o link para a matéria no jornal Tribuna de Santos, se você ainda não teve acesso aos detalhes desse acidente. A foto ao lado deixa claro que era um acidente óbvio, em virtude da pequena distância entre o carro e a rede elétrica aérea. Em 2010, neste blog, eu publiquei um texto denominado "Rede elétrica aérea é um perigo, afaste-se". Infelizmente, mesmo com situações amplamente conhecidas, as medidas de prevenção não são adotadas. Ou seja, este trajeto não poderia ter redes aéreas acessíveis se por ele passariam carros alegóricos tradicionalmente altos. Ainda sobre o assunto, veja o artigo do engenheiro Edson Martinho, Diretor da Abracopel.

Proximidade da rede elétrica: contato fatal
2) A segunda notícia é bem parecida com a primeira, embora com apenas uma vítima fatal.  Neste caso, um jovem que trabalhava para o trio elétrico "Asa de Águia", morreu eletrocutado na manhã de hoje (12/02) quando tocou a rede elétrica aérea e por conta do choque elétrico caiu do veículo. Segundo as primeiras informações, ele tentou afastar a fiação para que o carro pudesse passar. Embora o trio elétrico já tivesse passado naquele mesmo local anteriormente, ninguém ainda sabia porque isso tinha ocorrido. Os jornais mencionam que as autoridades declararam que "não deu tempo" de remover todas as redes elétricas aéreas dos locais onde os carros dos trios elétricos iam passar. Ora, isso seria compreensível se o carnaval não fosse uma festa que ocorre anualmente em data conhecida antecipadamente por toda a população mundial... Coloquei aqui o link para um jornal local, de forma que você possa ver a notícia na fonte e aqui do lado a foto que mostra como era previsível esse contato elétrico fatal.

Bom, no meio da folia, essas e outras tragédias coletivas ou individuais continuam acontecendo. Nos jornais de hoje, por exemplo, estava a informação sobre 97 acidentes fatais nas estradas brasileiras nos três primeiros dias de carnaval, com muito álcool, alta velocidade e imprudência. Mais uma vez, só existe o caminho da educação para a prevenção, não vejo outro.

3 comentários:

  1. Excelente matéria. Estes acontecimentos levam inexoravelmente para um só caminho,Um planejamento sério de eventos com a participação de um profissional de segurança, precedido de uma análise de risco. Principalmente em eventos que envolvam um contingente razoável de pessoas. O poder público deveria contar com equipes dedicadas a estas atividades. Seja um bloco de carnaval, seja uma saída de estádio de futebol ou mesmo um inocente parque de diversões.
    É lamentável que, no século 21, que pessoas continuem morrendo eletrocutadas por negligência e descaso ,principalmente do poder público.
    Esteja seguro.
    Almir Teodoro.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o colega Almir acima. Enquanto os profissionais de segurança e os profissionais especialistas em cada área forem ridicularizados como ainda são continuaremos a perder vidas de forma tão "besta" que nos revolta.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite!!!
    Meu nome é Henrique Francisco, sou Técnico de Segurança também e estou iniciando as minhas atividades como Blogueiro, buscando orientar as pessoas sobre as questões de Segurança do Trabalho. Gostei muito do seu Blog. Gostaria muito que você visita-se o meu e o segui-se.
    Saudações Prevencionistas!!!
    Blog Da Segurança

    End. do Blog: http://tstsegurancaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Escreva aqui o seu comentário: