domingo, 20 de fevereiro de 2011

Governo nomeia comitê que vai definir regras para devolução de lixo para a indústria

A logística reversa é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada na forma de Lei, em agosto de 2010. Essa denominação diz respeito à responsabilidade da indústria em receber de volta os produtos após o término de sua vida útil. Adotada em vários países, ainda é incipiente no Brasil mas deve se tornar forte em pouco tempo. O governo brasileiro está empenhado no assunto.

A mais recente ação governamental sobre o assunto ocorreu no dia 17 de fevereiro de 2011, conforme notícia transcrita abaixo:

O governo instalou hoje (17) o Comitê Orientador de Logística Reversa, que vai definir a regulamentação das regras para devolução de lixo como pilhas, lâmpadas, eletrônicos e embalagens de agrotóxicos. A logística reversa está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O comitê é formado pelos ministérios do Meio Ambiente, da Saúde, da Fazenda, da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Os sistemas de devolução dos resíduos aos fabricantes serão implementados principalmente por meio de acordos setoriais com a indústria. A lei prevê a logística reversa para as cadeias produtivas de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e produtos eletroeletrônicos.


A íntegra dessa notícia está disponível clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: