quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Emoção e esperança no Chile

Foi emocionante ver a manifestação popular no Chile, quando foi comprovado que há 33 sobreviventes, em um abrigo a 700 metros de profundidade, após o acidente na mina de cobre e ouro no norte daquele país. O trabalho de resgate será árduo e demorado, segundo as informações disponíveis mas há esperança de resgatar todos os trabalhadores com vida. "Devo agradecer aos mineiros pela força, pelo valor de terem resistido por mais de duas semanas. Sinto-me mais orgulhoso do que nunca de ser chileno e de ser presidente", complementou o presidente Sebastián Piñera, que viajou à mina, localizada nas proximidades da cidade de Copiapó, a 800 km ao norte de Santiago, para acompanhar de perto as atividades de resgate, conforme relato do portal IG. Em conversa por telefone com o presidente, um dos sobreviventes pediu "Senhor Presidente, não nos abandone". A BBC preparou uma animação que mostra como será o trabalho de resgate, que poderá levar alguns meses. Confira logo abaixo:


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Engenharia de Segurança do Trabalho - profissão regulamentada

Está em andamento uma campanha contra um Projeto de Lei (PL 6179) que altera a legislação que regulamenta a Engenharia de Segurança do Trabalho. Esse projeto, sem fundamentação técnica ou legal, está tramitando na Câmara dos Deputados, até há pouco tempo sem conhecimento por parte dos profissionais da área. Alertados por alguns colegas, iniciou-se um movimento que está ampliando a discussão, informando e promovendo um abaixo assinado pedindo o arquivamento do referido projeto de lei.
Se você é Engenheiro de Segurança do Trabalho, procure se informar e participar. Informações detalhadas estão disponíveis no endereço: http://www.engenhariadeseguranca.eng.br .
E para conhecer o teor do abaixo-assinado, visite o endereço: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6802

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Campanha política ou verdade técnica ?

O jornal O Globo tem insistido em dar amplo destaque à falta de segurança na operação de uma das plataformas de exploração marítima de petróleo, da Petrobras. Ao repetir as denúncias e acionar o Ministério do Trabalho, IBAMA e ANP, o jornal alega que a empresa está escondendo informações. Não disponho dos fatos e dados para comentar adequadamente, mas desconfio que essa insistência tenha uma conotação política, pois estamos em período eleitoral. Por causa disso, recomendo que, além das notícias dos jornais, quem tiver interesse no assunto também procure informações no blog da Petrobras: Fatos e Dadoshttp://fatosedados.blogspetrobras.com.br/fatosedados/ .
Uma coisa eu posso dizer, com certeza: São pouquíssimas as empresas, no Brasil, com uma cultura de segurança tão antiga e consolidada como a Petrobras. Vamos aguardar mais informações técnicas.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Plugues e Tomadas - padrão nacional de qualidade e segurança

O novo padrão brasileiro de plugues e tomadas veio estabelecer um patamar de segurança e funcionalidade para as instalações elétricas prediais. Ele foi adotado após alguns anos de intensa discussão dentro da comunidade técnica especializada. Profissionais, empresas, associações, com o respaldo técnico da ABNT e apoio legal do INMETRO. Infelizmente, nem todos os profissionais se interessaram pelo debate, alguns até porque não acreditaram que as medidas seriam adotadas. Talvez por isso, ainda haja muitas dúvidas entre os usuários e até mesmo entre os profissionais que atuam na área de instalações prediais. Leia o nosso artigo sobre esse assunto, no portal da prevenção: www.RicardoMattos.com .

Se você gostou, compartilhe o nosso blog, usando os botões abaixo (Facebook, Twitter, Google+ etc), e ajude a divulgar este trabalho.